quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Horário Eleitoral "Gratuito"!?

“Interrompemos nossa programação para a transmissão do horário eleitoral gratuito obrigatório”. Quem nunca escutou essa frase? Lembro-me de quando ainda era pequeno e não conseguia entender como o horário eleitoral poderia ser gratuito. Minha incompreensão era tanta, que cheguei a perguntar à minha mãe, em tamanha inocência, se nós não estávamos pagando pela energia elétrica naquele horário para assistir aquilo, tentando buscar uma justificativa para o termo “gratuito”. Ha... doce engano!!

Só depois fui descobrir que o gratuito se refere às “pobres” emissoras de televisão que são obrigadas a interromper suas programações e ceder seu “horário nobre” para o tal Horário Eleitoral Gratuito, sem ganhar absolutamente nada por isso. A meu ver, um programa “totalmente excelente” que indubitavelmente consegue proporcionar aos seus telespectadores momentos de risos e vultosas gargalhadas por seu caráter cômico, hilário e excêntrico. A parte que eu mais gosto é aquela dos deputados e dos vereadores que, devido a seu pouco tempo de aparição (imagino eu), procuram rimas absolutamente espetaculares e nem um pouco previsíveis para com seu nome e/ou número numa tentativa de fazer o eleitor não se esquecer. É realmente ótimo!

No entanto, esse mesmo horário que nos propicia tais maravilhosos momentos, também é capaz de gerar ao final, uma profunda consternação e angústia pela dramaticidade da realidade. Vemos pessoas totalmente despreparadas e sem um mínimo de disposição para mudar a realidade que hora nos aflige, com seus discursos demagógicos e hipócritas.

E vejam que pouquíssimas produções cinematográficas conseguem reunir tantas qualidades em um só projeto em tão curto espaço de tempo!! Resta-nos então, aprazer tão afável programa e nos deparar com a devassidão e concupiscência do atual cenário político brasileiro, e ponderar que talvez, das soluções plausíveis, a “menos pior” seja... (nulo)!

p.s.: Mais uma vez vale salientar que esta é uma opinião pessoal. Sempre é muito difícil escrever sobre política ou sobre qualquer outro assunto que envolve esse caráter pessoal, mas nunca é demais expor sua posição e tentar justificá-la.

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

We Got It

Dear reader, it is our duty to inform that our blog had an extraordinarily growth, beyond territorial limits. According to GoogleAnalytcis, in the last week we received visits from the most different people, languages and nations. As we can see in the map (to see in large size, click here), Argentines, Finnish, Swedish, North Americans and even though Japanese had passed in this place, and, as an evidence of our thankfulness, we dedicate this post to all of you, as Brazilians in far lands or even foreigners, witch had found our humble blog in the giant universe and gave us a gift with your honorable visit. For us, as blog's contributors, it is an enormous satisfaction to see the success reached, credit to much claw and devotion.
Unfortunately, for the fact that the absolute majority of the visits still to be done in Portuguese (88,71% to be exact), we will continue to post in Portuguese. However, we hope that very soon we will come back to bring wonderful news just as this one, in different languages, evidencing the multi cultural character of ours blog.
Here is our thankfulness to those who, in some way, had contributed for the success reached, by reading periodically, giving us your comments or promote it on your own way. Our deep and sincere appreciation.

A special thanks to Germano Heckler for the revision and correction. If you find some mistakes, it's his fault.

Para a leitura do mesmo em português clique aqui (tradução não-literal)

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Blog para todos!!

Em minha modesta opinião (e como já foi frisado anteriormente, não necessariamente o leitor terá que concordar com ela), todas as pessoas deveriam ter seu espaço na web, seja para tão somente colocar seus pensamentos e idéias ou até mesmo para expor seus planos, projetos e perspectivas.

Tentarei aqui convencê-lo de tal propósito, citando alguns fatores que muitas vezes passam desapercebidos ante a nossos olhos e que por isso, não percebemos a gravidade do problema.

Primeiramente, é fato que todos nós temos idéias, planos e opiniões sobre os mais variados assuntos, e que, assim que os concebemos em nossa fértil mente, queremos explaná-las o mais urgente possível àqueles que nos cercam. Entretanto, por ironia do destino, nem sempre as amáveis pessoas que nos circundam estão dispostas a ouvi-las, desperdiçando seu tempo hábil com vulgaridades de uma mente enérgica, o que por sua vez, servirá de desestímulo ao nosso ser pensante, incorrendo-o a um profundo constrangimento por não ser devidamente compreendido, restando-lhe apenas um futuro desgostoso e improdutivo mentalmente falando.

Porém, se o nosso tão produtivo ser pensante tivesse seu espaço na web, poderia publicar ali seus pensamentos. Pode até ser que ninguém os leriam, mas isso não vem ao caso, o que realmente importa, é o sentimento de exposição de suas idéias, proporcionando um aprazível bem-estar por sentir-se útil ao divulgá-las para o mundo.

Em segundo lugar, e talvez um pouco menos fantasmagórico, podemos destacar que ao publicar nossas idéias em blogs ou afins, o fazemos na íntegra, em sua totalidade, expressando exatamente aquilo que temos em mente, não nos limitando a colóquios banais, que na maioria das vezes, por razões desconhecidas, temos “vergonha” de utilizar palavras adequadas, restringindo assim seu entendimento, ficando a critério do ouvinte interpretar da melhor maneira possível.

Outro ponto extramente positivo de expor nossas idéias em um espaço público como a internet, é que, após a leitura, o leitor poderá repassar na íntegra a idéia para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tão somente divulgando o link em que se encontra tal matéria. Sendo assim, não corre o risco de cair no tão conhecido e equivocado ‘disse-que-me-disse’ que, em muitas vezes, proporciona “algumas” distorções à idéia principal, e até tirando o foco para o qual foi designado.

Enfim, temos os blogs como uma maneira simples, eficiente e grátis de expor nossas idéias ao mundo, proporcionando um bem estar próprio e a terceiros se assim o assunto tratado o interessar. Sem contar na diversidade que encontramos hoje para se fazer um blog, deixando-o com características bem definidas e que melhor se identifica com o “blogueiro”. Se você ainda não é um deles, fica aí o apelo... e conte-nos o reultado!!

p.s.: um exemplo ?! Tente imaginar eu (Luis Henrique) com meu pequeno (quase não notável) problema de dicção, tentando explicar o exposto via diálogo... =/

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

A evolução do pensamento

Texto extraído do Blog Pras Cabeças. Achei extremamente interessante e resolvi copiar. Confiram:


DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera (Linneu, 1758). No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

MESTRADO

A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo.

Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

GRADUAÇÃO

O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.


ENSINO MÉDIO

Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

ENSINO FUNDAMENTAL

Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

SABEDORIA POPULAR

Rapadura é doce, mas não é mole, não!!!

terça-feira, 15 de agosto de 2006

O Brasil é líder em tecnologia!

Acredite se quiser, mas o Brasil garantiu o 1º e 2º lugar na copa mundial de tecnologia com as equipes da USP e UFPE, respectivamente. O torneio em questão é o Imagine Cup, realizado anualmente pela Microsoft que teve sua última edição (2006) em Nova Délhi, capital da Índia.

Isso reflete o potencial do Brasil no que se refere à pesquisa e desenvolvimento, mostrando ao mundo que não somos meros plantadores de soja e/ou fonte de outros insumos e recursos naturais, mas que temos potencial para desenvolver tecnologias de ponta altamente competitivas.

A má notícia, porém, é que os vencedores já receberam várias ofertas de outros países, inclusive de empresas Indianas, para venderem seus projetos, o que com certeza, não é a primeira vez que isso acontece com nossos jovens desenvolvedores. Ou seja, além de exportar grãos, o país também está se tornando em um exportador de tecnologias que, em seu desenvolvimento oneram os cofres públicos mas que não trazem retorno, pois não há iniciativa entre as empresas nacionais de subsidiar tais projetos. Com isso, deixa-se de proporcionar não somente um desenvolvimento tecnológico nacional buscando a independência dos países desenvolvidos, como também deixar-se-á de promover um bem-estar a população, através dessas tecnologias, a preços reduzidos.

O que nos falta é apenas, nós mesmos, brasileiros, acreditarmos em nossa capacidade e sabermos explorá-las da melhor maneira possível em prol do desenvolvimento nacional, buscando não somente desenvolver, mas também apoiar iniciativas que amparem tais desígnios.

sábado, 12 de agosto de 2006

sonhar .. by Neitor

Ei ... pára de sonhar, pára!

Quantas vezes ouvimos isso? Não, não exatamente de outras pessoas, ouvimos isso de nós mesmos, é aquela vozinha no fundo da mente.. bem ao longe .. que não consegue fazer nd perante a grandiosidade dos sonhos, mas é persistente, serve como freio.Sonhamos dormindo e acordados.. e aquela vozinha.. sempre .. tão ínfima: pára de sonhar por favor! Quase não damos bola pra ela.
Tudo errado, ouví-la é condicionar a realidade à realidade, mas isso é ruim nao é?
Também não digo que aquela voz miúda tenha que se tornar um vozeirão, daqueles que arrebata tudo, oprime.... teríamos um mundo sem sonhos .. sim, eles são bons ... depende ... mas que sonhar é bom é! O problema são os resultados .. aliás .. sonhe.. depois reflita antes de sonhar novamente ..

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Os ruins de bola


Futebol é assunto sério. Seríssimo. Páginas e páginas dos jornais são dedicadas a este esporte que desperta as emoções mais controversas, da paixão a violência. Temos um Rei, um ídolo mundial, vários craques excepcionais, somos penta. O mundo se curva ao nosso talento, mesmo quando a gente decepciona.

Mas sem histeria, sem ditadura. É natural que a maioria dos brasileiros gostem de jogar, incentivados por seus pais, seus amigos, sua escola. Natural ok? Não obrigatório. Alguns não gostam. Preferem tênis, surfe, xadrez, cuspe a distancia. Preferem ler. Preferem tocar guitarra. Preferem computador. Preferem matar a hora do recreio desenhando, ouvindo hip-hop, se entupindo de salgadinho. Podem não fazer parte de geração saúde, mas existem, estão na lista de chamada. Meninos não nascem com o futebol no DNA. É uma preferência adquirida, uma aculturação. Basicamente é assim: as portas do paraíso são fechadas para esses que nem desconfiam quem é o técnico do Inter ou o centroavante do Grêmio. Vão para o banco, caem para a segunda divisão. Boiolas Futebol Clube.

Gostar de esporte, praticar, torcer, tudo isso é mais que importante, faz parte da formação de qualquer criança, injeta ânimo, orgulho, auto-estima e uma competitividade saudável, desde que vivenciada com bom humor e respeito ao adversário. O futebol além de ser uma diversão é também um treino para a vida social, para o trabalho em equipe, ajuda a formar a identidade. Futebol é garra, é arte, é festa, é um sonho de infância. Mas tem quem não goste, ora. Tem quem não goste de samba. Tem quem não goste de praia.tem quem não goste de cinema. Vamos decapitar?

Muitos até gostariam de driblar e marcar uns gols, mas são franzinos, tem um ar intelectual, lhes falta a manha, o jogo de corpo, aquela truculenciazinha necessária. Acabam então escalados para o time dos “sensíveis”, como se isso fosse alguma espécie de doença contagiosa. Viva o futebol, viva o Pelé, viva o Ronaldinho, viva a Daniela Cicarelli e viva a diferença, que dá graça à vida.

Obs.: o que não vale é arbitro ladrão e STJD influenciado! com eles nem o Grêmio consegue!

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Ossos do Ofício


É trivial que todos os colaboradores deste blog são aspirantes a, e se tornarão em futuro não muito distante, Economistas!! (Muito embora, isto nem necessitava ser dito, visto que é altamente dedutível, basta dar uma olhada nos artigos aqui publicados anteriomente para se verificar a “cientificidade” deste humilde blog... ou não?? =/ )!

Bom, para aqueles que desconhecem os benefícios, as vantagens e por que não, a “qualidade de estar a frente” proporcionada por tal magnífica profissão, colocarei aqui algumas frases, fatos e relatos encontrados na imensidão do universo que dizem sobre e, com os quais, espero elucidar e suprir de uma maneira esplêndida tal carência científica.

Eis aí as tais:

  • A 1ª Lei do Economista: Para cada economista existe um outro igual e oposto.
  • A 2ª Lei do Economista: Ambos estão errados.
  • Economia é o único campo no qual duas pessoas podem dividir um Prêmio Nobel dizendo coisas opostas (tal como Myrdal e Hayek);
  • Economia é a penosa elaboração do óbvio;
  • Para um economista, a vida real é um caso especial;
  • Economista é aquele que vê alguém trabalhando na prática e pergunta se ela não poderia trabalhar teoricamente;
  • Economista é aquele sujeito que sabe o preço de tudo, mas não sabe o valor de nada! (ou será o contrário??);
  • A diferença entre um executivo financeiro e um economista: custo de oportunidade!;
  • Os economistas previram 9, fora as últimas 5 recessões;
  • Uma razão pra estudar economia é que você pode falar sobre dinheiro com notoriedade, mesmo não tendo nenhum;
  • Outra razão para estudar economia é que, quando você estiver desempregado, pelo menos saberá explicar por quê!;
  • Em alguns países, há pequenos grupos radicais que se recusam a falar a língua oficial e a maioria dos cidadãos não pode entendê-los. Eles são chamados separatistas. No nosso país, nós temos o mesmo tipo de grupo, só que são chamados de economistas!
  • Um economista, um engenheiro e um médico discutiam a respeito de qual foi a profissão de Deus. O médico disse "Deus fez uma cirurgia delicadíssima para criar Eva a partir de uma costela de Adão, então, evidentemente, ele foi um cirurgião médico". "Engano seu", disse o Engenheiro, "antes disso, ele criou o céu e a terra. Antes dessa obra de engenharia, havia somente uma completa confusão e caos". – "Bem", disse o economista, "do trabalho de quem você pensa que veio todo esse caos?";
  • No 1º dia, Deus criou o sol, então, o diabo contra-atacou e criou a queimadura de sol; no 2º dia, Deus criou o sexo, em resposta, o diabo criou as DST's; no 3º dia, Deus criou um economista. Este foi um golpe duro para o diabo, mas, afinal, depois de muito pensar, ele criou um segundo economista;
  • Um presidente, acusado de ter praticado uma política monetária equivocada, queixava-se de que precisava de um economista "de um lado só". Lastimava que um assessor econômico lhe expunha com precisão, clareza e plena convicção a conjuntura problemática e como sair dela. Quando ele já estava convencido, esse economista acrescentava: "Por outro lado..." e desenvolvia uma série de argumentos tão precisos, tão claros e tão convicentes como os anteriores, mas que conduziam a conclusão oposta.
Após todos esses relatos, espero que não há duvidas sobre o "ser economista"!!

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Saia masculina


Até agora tida como conceito de rebeldia, no universo masculino, por ser usada por grupos “alternativos” como hippies e punks, ela passa a ser conceito de moda. O que não chega a ser surpresa neste momento, visto que vários “estrelões” da mídia já fizeram suas aparições de saia, a ultima que sei foi Jack White, vocalista do White Stripes e também do Raconteurs, ele apareceu de saia em um show da segunda banda, também no GTA vice city tem um personagem que veste saia (senha: weloveourdick .. uhahaha), aquela saia escocesa, justamente a que tem maior aceitação pelos homens, por ter um peso histórico e tal... a verdade é que os estilistas vem tentando repor a saia no roupeiro masculino desde a década de 60, e pelo visto está sendo difícil, já que a aceitação ainda é muito pequena. Acho que aqui no Brasil, se essa moda “pega” vai ser mais pro lado do verão, então, a cada inverno devemos pensar sobre isso e nos preparar psicologicamente. E ai mulherada, vocês aprovam? E os homens, usariam? Hum? Hum?