quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Como começar a usar um agregador de feeds passo-a-passo

A pedido dela, um tutorial prático e (não muito, mas tentei ser) sucinto de como começar a usar um agregador de feeds. Se você já usa agregador de feeds ou não está nem um pouco interessado em começar a usar, agradeço muito sua visita, mas sugiro que pule este post. A propósito, você já votou na nossa enquente "Quem é mais famoso?" Beatles ou Che Guevara?
Sem mais delongas, porque o papo hoje vai longe.

:: para que serve feeds?
Bom, você precisa saber primeiro para que serve um agregador de feeds antes de começar a utilizá-lo, certo? A resposta é simples: para economizar tempo. Como? Com um agregador de feeds você não vai mais precisar visitar todas as trezentos e cinqüenta e sete páginas que costuma visitar diariamente. O grande lance do feed é que o conteúdo vai até você, e não você que vai atrás do conteúdo. E como você faz isso? Há! Vem comigo que eu te explico.

:: escolha seu agregador
Isso aqui é pra ser um tutorial prático, caso não fosse eu me perderia nas abstrações. Então, indo direto ao assunto, existem vários agregadores de feeds por aí, eu aconselho os on-lines, que além de não precisar baixar nada, você pode acessá-lo de qualquer computador que quiser, bastando apenas conexão com internet (duh! óbvio, né!). Aí você pode escolher entre Google Reader (aka GReader), Bloglines, NetVibes e por aí vai. Como eu uso (e recomendo) o GReader, o tutorial vai ser baseado nele, se quiser utilizar outro, sinta-se a vontade, a terminologia não deve ser muito diferente.

:: logando no seu agregador
Para utilizar GReader você precisa de uma conta google, se você já tem uma conta Gmail, já está meio caminho andado, basta entrar na home do GReader e digitar o login e a senha, caso contrário, vai precisar se cadastrar, mas é jogo rápido, menos de 15 minutos (lembre-se que esse tutorial é de como usar feeds e não como abrir uma conta google).

:: um primeiro contato
Ao entrar no GReader, você terá na barra lateral à sua esquerda a lista de feeds assinados (que no início estará vazia, obviamente), no centro, os conteúdos dos feeds assinados e uma sintética barra de menu em cima. O GReader ainda não tem disponível em português, mas também não faz muita falta, utiliza uma linguagem bastante acessível para qualquer leigo na língua inglesa.
update | assim que entrar pela primeira vez, vai aparecer um videozinho xarope que não aparecia lá quando eu fiz o meu. Se estiver com paciência para ouvir o que aquele narigudo tem a dizer, go ahead and be happy, se não "Get started by adding subscription" e mãos à obra.

:: procurando feeds
Chegou a hora então de você assinar seus feeds. Tem um botão em cima da sua lista de feeds "Add subscription" que ao clicá-lo aparecerá um campo para digitar (ou, preferivelmente, colar) o endereço do feed. O GReader tem uma vantagem que você não precisa digitar o endereço xml, basta digitar o endereço do site, que ele procurará por conta própria o endereço xml, e caso não houver, avisá-lo-á com uma mensagem bastante amigável que não foi possível adicionar o que você solicitou. Há ainda a opção de procurar por feeds, que é página que vai aparecer assim que clicar em "Get started by adding subscription". Nessa página aparecerá algumas sugestões de feeds agregados por temas. Se você manja inglês e curte estar por dentro do que está rolando lá pelos steits, vá em frente, subscribe neles. Para voltar para essa página de pesquisa depois, é só clicar em "Browse" ali do lado de "Add"

:: para assinar outros feeds
Agora que você já sabe como adicionar feeds no seu agregador, vá até seus sites preferidos e procure por algum botão laranjado escrito xml, rss ou um outro parecido com este que está na nossa barra lateral, clique com o botão auxiliar em cima dele, e procure a opção copiar link. (caso você tenha clicado com o botão principal, provavelmente aparecerá uma página meio que 'desconfigurada' se você usa o IE ou então uma lista de tópicos se você usa o Firefox, não tem problema, você não fez nada de errado, só copie o endereço que está na barra de endereço do seu navegador). Copiado o endereço, vá até o GReader o cole lá no campo que aparece quando você clica em "Add". Dá "ok" e pronto, está assinado seu primeiro feed. Faça isso com seus trezentos e cinqüenta e sete sites preferidos e pronto, será feliz para sempre. =)

:: organizando os feeds
O GReader permite você organizar seus feeds por pastas. Se você assinou algum 'pack' que o google ofereceu, ele já estará dentro de uma pasta. Ao clicar nela, aparecerá no centro todos os feeds que estão dentro da pasta, para organizá-los da maneira que melhor lhe parecer, clique lá no botão "Feed settings" na "barra de menu" e veja as opções. Se você assinou outros feeds e quer agrupá-los em alguma pasta já criada ou quer criar um nova pasta, selecione o feed desejado e vá no mesmo botão "feed settings" e as opções estarão por lá de novo.

:: "desassinando" feeds
Se você assinou um feed e se decepcionou com o conteúdo, não era aquilo que você esperava, você pode "desassiná-lo" a qualquer momento, basta selecionar o feed desejado e clicar (de novo) no botão "feed setting", depois em "unsubscribe" e pronto, aquele feed não constará mais na sua lista de feeds.

:: o que o greader faz por você
Outra opção bacana que o GReader oferece, é a opção de ler o "feed" inteiro ou apenas dar uma conferida nas headlines com as abas "expanded view" e "list view". Com a primeira, você lerá o feed completo (ou aquilo que estiver disponibilizado, mas para baixo eu explico melhor) e é recomendado para os feeds de blogs e sites que atualizam com pouca freqüência ou que geram pouco conteúdo. No entanto, se você assina feeds de revistas, jornais ou de sites que geram muito conteúdo por dia, é aconselhável você colocar no modo "List view", dessa maneira, aparecerá apenas a headline do post/matéria/conteúdo, aquele que lhe agradar, basta clicar em cima que aparecerá o conteúdo. Apenas lembre que, nesse modo, apenas os clicados são considerados como lido, se você não achou nenhum conteúdo interessante, basta clicar em "Mark all as read" e todos os feeds daquele site será considerado como lido.
O GReader ainda oferece outras opções/ferramentas interessantes, apenas citando algumas:
. as estrelas: caso seja usuário do GMail, já está acostumado com o sistema "add star". Ao achar alguma coisa interessante, ou se deseja ler o post/matéria depois com mais calma, clique em "add stars". Todos os items com estrela são listados ao clicar em "Starred items" em um outro menu em cima do "Add subscription"
. compartilhando: Tem também a possibilidade de compartilhar aqueles feeds que achar interessante clicando em "share". Pode ainda criar uma widget para colocar no seu blog ou página pessoal seus feeds compartilhados.
. trends: Toda a estatística do seu GReader está lá. Logo abaixo de "Shared items".
. gerenciando os feeds: Para gerenciar seus feeds, basta ir em "Manage subscription" em baixo da sua lista de feeds assinados e aparecerá uma tela com todos os feeds assinados e as opções que se pode fazer com eles. Para voltar, "back to google reader" duh!.
Obs.: Eu digo GReader porque eu não conheço muito outros agregadores, logo, não posso dizer o mesmo sobre eles, mas provavelmente muitos deles tem funções parecidas quando não similares.

:: algumas outras observações válidas:
. Um agregador de feeds nunca vai estar lotado, apenas acumulado. Isso porque ele não recebe o conteúdo, apenas agrega.
. A diferença entre um agregador de feeds e um favoritos do seu browser é que nos favoritos, invariavelmente, você terá que visitar seus trezentos e cinqüenta e sete sites todos os dia para ver se tem algo novo, já no agregador não, você poderá ler o conteúdo deles pelo agregador assim que tiver coisa nova por lá, poupando-lhe um valiosíssimo tempo.
. Alguns sites não disponibilizam o conteúdo completo por feeds, ou seja, irá aparecer apenas o primeiro parágrafo ou uma quantidade X de caracteres, quando não apenas a headline, forçando o leitor a ir até o site/blog para poder ler a matéria/post por completo. Para isso, é só clicar em cima da headline que abrirá em uma nova janela.

Bom, acho que era isso. Procurei ser o mais claro possível, se ainda restarem dúvidas, e só perguntar nos comentários que respondê-las-ei com muito prazer. =)