segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A verdadeira verdade inconviniente

ou "Al Gore, o oportunista-hipócrita-mor"

:: sobre al gore
E confirmando os rumores que se ouviam por aí, Al Gore leva para casa o prêmio nobel da paz deste ano conquistando uma tríplice coroa inédita, em uma ano, ganhou o oscar, seu livro foi um best-seller e agora o prêmio nobel. E ainda há uma campanha solicitando a candidatura dele à presidência dos us and a. Sem contar um sem-número de pessoas que estão babando-ovo do cara por aí. Uma pena que muitas pessoas desconhecem a verdadeira verdade inconveniente e que faço questão de republicar alguns trechos:

Gore’s mansion, located in the posh Belle Meade area of Nashville, consumes more electricity every month than the average American household uses in an entire year, according to the Nashville Electric Service (NES).
In his documentary, the former Vice President calls on Americans to conserve energy by reducing electricity consumption at home.


Vejam, o cara recebeu o Prêmio Nobel da Paz por falar: "ei, consuma menos energia, o consumo de energia está causando o aquecimento global!" mas sua mansão consome mais energia em um mês do que a média que um amerciano consome em um ano. Precisa de comentários?


:: sobre o aquecimento global
Todos sabem que é um assunto sério, o aquecimento é um fato e muito tem a ser feito ainda para se reverter/controlar a situação. Muitos estudos têm sido feito sobre isso oriundo das mais diversas áreas. O grande problema é que muitos estão nesse meio apenas para se promover, além do que, com tudo isso em vogue, passou a ser uma área extremamente rentável. O "ecologicamente correto" passou a ser uma das melhores propagandas para qualquer indústria. As pessoas olham e pensam "oh, como ele é bonzinho, ele apóia o combate ao aquecimento global, vou comprar produtos dele" sendo que na verdade, todos nós deveríamos levar isso a sério e fazer nossa parte, porque afinal, se trata do lugar onde vivemos, da nossa Terra.
As indústrias divulgam seus apoios a ONG's que lutam por uma Terra mais saudável como se estivessem fazendo um grande feito quando na verdade não fazem mais que obrigação. Isso sem falar nos beneficios fiscais que recebem por 'abraçar a causa'. Um mar de hipocrisia.
Méritos sejam dados àqueles que não desejam méritos, que fazem a sua parte sem exibicionismo, e o fazem apenas por quererem de fato um mundo melhor e não se aproveitam da ingnorância alheia. Que têm a consciência que é necessário fazer algo se quiser que seus netos vivam neste mundo.

:: sobre o prêmio
Rodirgo Contantino fez um post bem interessantes sobre o tema e até explica como surgiu o Prêmio Nobel e tudo mais. Lembra que o Nobel da paz passa por uma certa decadência. E eu não lhe tiro a razão, depois que Yasser Arafat ganhou , afinal, qual o conceito de "paz"? Vale a pena ler seus escritos.

:: aproveitando o ensejo
E hoje é o Blog Action Day, um dia que foi escolhido para que blogueiros de todo o mundo falassem sobre o mesmo assunto. E o tema desse ano foi o meio-ambiente, nada clichê, diga-se de passagem, mas ok, todo esforço é válido. A idéia era cada blog postar algum tópico sobre um assunto relacionado ao meio-ambiente. Os leitores deste blog sabem muito bem que com uma certa freqüência a gente tem trazido notícias e matérias relacionadas ao meio-ambiente, mais especificamente sobre economia ambiental, mercado de carbono, e afins.
A meu ver, já tem muita coisa por aí sobre "responsabilidade ambiental", o que está faltando mesmo é as pessoas levarem isso a sério e começar agir no dia-a-dia. Temos que ter em mente que não vai ser uma gigante multinacional investindo milhões em ONGs que prezam pelo meio-ambiente que vai salvar o mundo, mas sim cada um de nós, mudando seus hábitos, fazendo a sua parte.
Fica aí a alerta. O que de fato você tem feito?