quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Energia limpa

E falando em meio ambiente .. entre noticias sensacionalistas do sucesso de projetos, milionários, de arrecadação de outros tantos milhões de créditos de carbono que serão vendidos por muitos mais milhões de dinheiros, o que me chama mais atenção são os pequenos gestos em favor do meio ambiente.

Deixamos um pouco de lado a necessidade de frear o aquecimento global, que no momento se faz com os tais projetos milionários, para pensar mais no futuro, falar da grande importância de reduzir ou isentar impostos das pequenas iniciativas privadas que contribuam com a redução de GEE, pois, de fato sabemos que a carga tributária do Brasil não corresponde aos anseios da população e é um forte desestimulante de investimentos. A redução de GEE passa abrigatoriamente pela produção e consumo de energia limpa, e neste aspecto a tributação excessiva, juntamente com a falta de incentivos, prejudica o pequeno produtor de energia limpa, que é por excelência descentralizada, portanto, devemos nos reeducar para esta nova situação dos pequenos produtores, incentivando a produção de energia limpa em pequena escala concomitantemente com a produção de energia, preferencialmente limpa, de larga escala, pois, reservadas as proporções, ambas são importantes à sua maneira.

Grandes projetos de MDL, que captam GEE e produção de energia limpa são como uma questão de remediar ou prevenir. Estamos ajudando o mundo a remediar, isso vai ser favorável ao Brasil até quando?

MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
GEE - Gases do Efeito Estufa