quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O verdadeiro problema não é a carga tributária

Os liberais adoram criticar a elevadíssima carga tributária como sendo o grande impecilho para alavancar o desenvolvimento nacional. Afirmam que a grande participação do governo na economia só abre portas para a corrupção e seus pares. Não estão em tudo errados, mas há uma certa confusão do que é causa e do que é conseqüência.
Não é porque a carga tributária é alta, que temos corrupção, mas, pode-se dizer, que é porque temos corrupção que a carga tributária é alta, este último, fato indiscutível. No entanto, o fato dela ser alta, hoje cerca de 40% do PIB, não necessariamente implica em dizer que isso é ruim. Para mostrar isso, selecionei os sete paises com as maiores cargas tributárias do mundo e, qual NÃO foi a minha surpresa, dentre os sete, se encontram os cinco países escandinavos, ou seja, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito próximo de 1 (ou, tendendo a 1, se preferir). Veja a tabela abaixo:

Update | Não sei porque cargas d'água o blogger tá empurrando minha tabela lá pra baixo. Desculpem minha ignorância em html e rolem um pouco a página para baixo para encontrarem a tabela. Obrigado.



















































PaísCT em % PIBIDHRanking IDH
Suécia51,10,951(5°)
Dinamarca49,70,943(15°)
Bélgica45,40,945(13°)
Noruega45,00,965(1°)
Finlândia44,50,947(11°)
França44,30,942(16°)
Islândia42,40,960(2°)


Veja que dos sete selecionados, todos têm carga tributária maiores que 40% e conseguem conviver com isso muito bem, obrigado, além de se situarem entre os 16 países com maiores IDHs do mundo. O grande diferencial destes citados para com o Brasil, que em 2006 ocupava a 69ª posicão no ranking IDH, é que nos primeiros há uma boa utilização dos recursos arrecadados, quase que diametralmente oposto ao Brasil, no qual parte dos recursos são destinados a comprar votos no plenário. Ou seja, o problema não é carga tributária elevada, mas sim, a má utilização desta.
Devo esclarecer que não estou aqui defendendo um estado totalitário, obviamente que não. O que eu realmente gostaria é que aspirantes a (neo) liberais parassem de ficar criticando a torto e a direito a carga tributária brasileira sem qualquer embasamento teórico/empírico/científico. Então que critiquem a corrupção, esta sim, digna de todos os protestos possíveis.

Fontes: OCDE, ONU e algumas coisas mais. =)