Da série "antes tarde do que nunca", e aproveitando o fato de que muitos chegam por aqui querendo saber o que é grau de investimento, e o que a tal classificação refletirá na economia brasileira, não poderia deixar de comentar sobre o que já foi manchete em rede nacional: we got it!
Depois de muito esperar, e de alguns pessimistas dizerem que só viria em 2009, o Brasil enfim conquista o tão almejado grau de investimento. Por mais paradoxal que possa parecer, o que era tão esperado e almejado, acabou pegando muita gente de surpresa. A outros, deixaram rindo à toa, graças à mega valorização de alguns papéis na Bovespa.
As a matter of fact, o Brasil já era considerado Grau de Investimento por uma agência de riscos asiática de menor expressão, de tão menor expressão, o mercado nem 'sentiu'. Nada como uma S&P.
É claro que o Apedeuta não poderia passar incólume e já fez seu papel de presidente ignorante populista. Ou populista ignorante. "O Brasil passa por um momento mágico! (...) Investment Grade, eu nem sei como é que se pronuncia isso".
Thank God, a diretora da S&P, Lisa Schineller, deixou bem claro que o título conferido ao Brasil é graças a uma continuação da política econômica começada lá no governo FHC2. Engraçado que esses dias o Apedeuta disse que não dá para se fazer muita coisa em 4, 8 ou 10 anos. O que me preocupa é: o que raios ele quis dizer com isso?
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Grau de Investimento, mas disso você já sabia
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|