quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Meados de 2053

Durante um almoço em família:
- Vô, hoje terei aula de história geral, e a professora avisou na última aula que será sobre a crise financeira global de 2008.
- Ok, e o que eu tenho a ver com isso?
- Pois é, e o senhor viveu aquela época, certo vô?
- Sim e não quero falar do assunto, estamos no horário da refeição!
- Papai, não seja grosseiro com seu neto, ele tem apenas 13 anos e está te questionando algo.
- Está bem. Não gosto de falar do assunto porque foram dias difíceis, não somente o ano de 2008, mas os que se seguiram. Instituições e grandes corporações ruindo, milionários perdendo fortunas. Primeiro foram os bancos, logo em seguida foram as grandes marcas, até tudo virar pó.
- Era isso que iria te perguntar, a professora pediu para falarmos sobre nomes como Google, Coca-cola e Nike. O que essas marcas comerciavam vovô?
- Ah coitadas (só de lembrar abro um sorriso). Eram símbolos do modo de produção daquela época. Dominavam o mercado, ou melhor, o mundo. Era um filme lançado, lá tinha um merchandising da Coca-cola. Uma nova idéia surgia no ramo da tecnologia da informação, em questão de dias a Google comprava e era só um jogador de futebol com seus 15 anos ser vendido para a Europa a Nike já o retia como novo prodígio.
- Credo meu avô. O senhor falando assim até parece que o senhor vivia em um mundo escravizado, sem poder algum de manifestação ou disputa sócio-econômica. Eu ainda gostaria de viver podendo escolher o que...
- Acho que encerramos a conversa por aqui, o ônibus do governo já está aí na frente para te levar na escola. Boa aula!