domingo, 16 de julho de 2006

Dê uma chance para a cerveja


O Brasil combina com verão, belas praias, calor, sol intenso (bom..no RS não é bem assim). E cerveja...combina com calor.. Nos botecos, sempre cheios no verão, todos as pessoas metralham os garçons com aquela frase: “pega a minha lá do fundo do freezer”. Ta certo que é um país tropical, aquela cervejinha “estupidamente gelada” realmente cai bem em determinadas ocasiões.

Porém a cerveja mto gelada perde todo seu sabor, torna-se uma “coisa” gelada, que desce pregando a língua e a garganta, e refrescando, óbvio, mas, e quando não é quente? Simples..o brasileiro não toma cerveja. Por total desconhecimento.

O que mais se vê aqui são as cervejas do tipo pilsen, elas representam praticamente todo consumo brasileiro de cerveja, e no verão ressalte-se, esse consumo aumenta muito. O problema não é este, mas sim que o brasileiro não conhece outros tipos de cerveja, para tomar no inverno, em meias estações e tal..

A parte boa da historia é que está começando mudar esse quadro deplorável, em supermercados já é possível encontrar boas cervejas a preços acessíveis, e não só as importadas, as nacionais começaram a ganhar destaque também.

Por aqui, ainda soa estranho quando se fala em Stout, Ale, Pale Ale, Red Ale, Weizbier e outras. Existe uma infinidade de sabores, aromas, cores e jeitos de tomar cerveja. Apreciar é uma arte. A fabricação de boas cervejas é algo complexo, assim como a própria. Certos especialistas aconselham beber a cerveja a não menos que 8ºC, para realmente ver se é boa ou não...interessante.

E pra quem acha que bohemia é uma cerveja boa, experimente serra malte, bavária premium, Heineken, comparar com warsteiner e erdinger é até ridículo. Explore bem a prateleira de cervejas no supermercado, compare, leia os rótulos, experimente.. tem uma cerveja pra cada ocasião.