domingo, 4 de fevereiro de 2007

Le Parkour - Alguns Esclarecimentos

Andam perguntando por aí o que é Le Parkour. Então, no ápice da minha bondade (apesar de alguns insistirem em afirmar que em mim não há) e crente em uma fé insana que um dia isso poderá ser convertido em um boom nos Entrance Bounce Rates do blog, resolvi tentar explicar o que é. No entanto, é do conhecimento de muitos que à mim não foi dado o dom da explicação em seu level máximo, sendo assim, o farei da melhor maneira possível com um belo de um Ctrl+C/Ctrl+V (e eu insisto em apertar a tecla Ctrl quando o que quero é apenas escrever "Ctrl"):

O que é Parkour?
Do ponto de vista físico, parkour consiste em você ir, da forma mais eficiente ou rápida possível, de um ponto (A) para um ponto (B) do ambiente, superando os obstáculos que encontrar no trajeto, usando apenas as possibilidades oferecidas pelo seu corpo, preservando a integridade física, sempre com criatividade, objetivo, fluidez e agilidade, em qualquer ambiente, seja na cidade, seja em ambientes naturais.
Do ponto de vista “filosófico”, o parkour, inspirado no método natural de Georges Hebert, compreende idéias como: ser forte para ser útil e durar.
Consiste também em preparar a mente para superar os obstáculos vencendo seus medos e inseguranças, transpondo isso para outras esferas da vida. O objetivo será sempre o desenvolvimento pessoal e coletivo, e o espírito de companheirismo e objetivos dos praticantes não dão espaço para nenhum tipo de competição. Do nosso ponto de vista, a preparação da mente é o ponto central da superação no parkour. Entretanto, essa preparação se dá durante a repetição da prática, dos exercícios físicos e técnicos e nas descobertas pessoais que o parkour proporciona.


ou ainda:

Parkour, ou Le Parkour (paʁ.'kuʁ, freqüentemente abreviado PK) é uma disciplina física de origem francesa em que o participante — chamado de traceur (/tʁa.'sœʁ/), ou traceuse no feminino — passa por obstáculos da maneira mais rápida e direta possível, usando várias técnicas como pulo, rolamento e a escalada/buildering.
Seu nome vem do francês parcour, que significa percurso, trajeto.
Os obstáculos podem ser em qualquer ambiente, mas é mais praticado em áreas urbanas por causa de muitas apropriadas estruturas públicas como prédios e muros.
A prática constitui uma arte composta pelo conjunto físico e mental que inspira seus praticantes pelas diversas capacidades humanas que pode desenvolver. Lida com o auto conhecimento respeito aos próprios limites, mas com o foco na evolução pessoal constante. Essencialmente, na parte física, Parkour é a utilização de seu corpopara se movimentar com eficiência, e não ser impedido por um obstáculo a sua frente.
Em sua essência, Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Busca a utilização de movimentos eficiêntes, que levam seu praticante de um lugar ao outro, utilizando somente o que seu corpo pode oferecer. Por isso, movimentos como saltos mortais, giros, e outros que focam na estética não condizem com o seu propósito principal, e segundo as vertentes mais puristasde seus praticantes, não fazem parte de sua prática.


Fonte: Le Parkour Brasil e O Pai dos Geeks

*Thanks to Licii: que de alguma maneira me fez fazer algo (im)produtivo nesta linda tarde chuvosa de domingo.. =)