quarta-feira, 9 de maio de 2007

Eu já sabia!

Há algum tempo já descobri que estou longe de ser um desses "multitarefas". Caraterísticas que eu sempre invejei das mulheres, tão hábeis neste aspecto, conseguem realizar infinitas+1 tarefas ao mesmo tempo, e o pior (ou melhor?), sem titubear. Algo realmente embasbacante! Mas eu sabia que essa história de conseguir jogar Pinball 3D e conversar ao mesmo tempo não era um bom sinal.
Deu na INFO:

Se você é multitarefa, sinto informar que está perdendo tempo e correndo mais riscos de errar. É o que indicam estudos recentes nos campos da psicologia, da neurologia e da relação homem-máquina. Uma dessas pesquisas, realizada pelo centro de neurociências da Universidade Vanderbilt, revela que o nosso cérebro não consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo.

Quando o ser humano tenta executar duas tarefas de uma vez só, a execução da primeira atrasa a segunda, devido a um gargalo no processamento da informação. Das duas tarefas propostas aos participantes da pesquisa, a segunda apresentou atraso de até um segundo.

Agora já sei, quando estiver trabalhando em um daqueles escritórios quase que infernais, onde se precisa fazer tudo no menor tempo possível.. Alto lá! Sou monotarefa com respaldo científico! =)