segunda-feira, 21 de maio de 2007

O bode

Piada-parábola (como denominado pela própria fonte) que transcrevo sem permissão, tirada daqui. Segundo o autor, (sic!) explica tudo, rigorosamente tudo! E, sinceramente, uma das melhores já vistas.

Um homem está mal de vida e vai procurar um guru. Ele diz:

Guru, me ajude. Eu moro num barraco infecto, perto do esgoto, minha mulher me odeia, dá pra todo mundo, minha sogra mora conosco e não me dá sossego, meus filhos não vão a escola, estão se envolvendo com tóxico, passam o dia brigando, e eu ainda fui despedido, raro é o dia em que tem comida lá em casa. A única coisa boa da nossa vida é um bodezinho que nós temos, no quintal, de onde a gente tira leite pra comer.

O guru pára, pensa, medita, e se pronuncia, taxativo:
Bota o bode no barraco.
O bode? No barraco? Tem certeza, ó iluminado?
O iluminado só repete:
Bota o bode no barraco.

Sem saber o que fazer, o homem segue o conselho do guru.
No mês seguinte, ele volta:

Guru, minha vida nunca esteve pior, eu não sei mais o que fazer. O bode fede, berra o dia todo, caga por todo o lado. O cheiro está insuportável, moscas por todo o lado, meus filhos pegaram virose, o menor quase morreu, ainda por cima, o bode berrando, ninguém dorme, minha mulher não aparece mais em casa, e o bode, coitado, de tão estressado com a mudança, nem mais leite produz, e eu não consigo arranjar emprego, porque não consigo dormir, de tanto que o bode grita, estamos passando fome lá em casa, as crianças doentes, meu deus do céu, eu já não sei mais o que fazer!

E diz o guru, do alto de sua sapiência:
Tira o bode do barraco!