quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Horário Eleitoral "Gratuito"!?

“Interrompemos nossa programação para a transmissão do horário eleitoral gratuito obrigatório”. Quem nunca escutou essa frase? Lembro-me de quando ainda era pequeno e não conseguia entender como o horário eleitoral poderia ser gratuito. Minha incompreensão era tanta, que cheguei a perguntar à minha mãe, em tamanha inocência, se nós não estávamos pagando pela energia elétrica naquele horário para assistir aquilo, tentando buscar uma justificativa para o termo “gratuito”. Ha... doce engano!!

Só depois fui descobrir que o gratuito se refere às “pobres” emissoras de televisão que são obrigadas a interromper suas programações e ceder seu “horário nobre” para o tal Horário Eleitoral Gratuito, sem ganhar absolutamente nada por isso. A meu ver, um programa “totalmente excelente” que indubitavelmente consegue proporcionar aos seus telespectadores momentos de risos e vultosas gargalhadas por seu caráter cômico, hilário e excêntrico. A parte que eu mais gosto é aquela dos deputados e dos vereadores que, devido a seu pouco tempo de aparição (imagino eu), procuram rimas absolutamente espetaculares e nem um pouco previsíveis para com seu nome e/ou número numa tentativa de fazer o eleitor não se esquecer. É realmente ótimo!

No entanto, esse mesmo horário que nos propicia tais maravilhosos momentos, também é capaz de gerar ao final, uma profunda consternação e angústia pela dramaticidade da realidade. Vemos pessoas totalmente despreparadas e sem um mínimo de disposição para mudar a realidade que hora nos aflige, com seus discursos demagógicos e hipócritas.

E vejam que pouquíssimas produções cinematográficas conseguem reunir tantas qualidades em um só projeto em tão curto espaço de tempo!! Resta-nos então, aprazer tão afável programa e nos deparar com a devassidão e concupiscência do atual cenário político brasileiro, e ponderar que talvez, das soluções plausíveis, a “menos pior” seja... (nulo)!

p.s.: Mais uma vez vale salientar que esta é uma opinião pessoal. Sempre é muito difícil escrever sobre política ou sobre qualquer outro assunto que envolve esse caráter pessoal, mas nunca é demais expor sua posição e tentar justificá-la.