terça-feira, 15 de agosto de 2006

O Brasil é líder em tecnologia!

Acredite se quiser, mas o Brasil garantiu o 1º e 2º lugar na copa mundial de tecnologia com as equipes da USP e UFPE, respectivamente. O torneio em questão é o Imagine Cup, realizado anualmente pela Microsoft que teve sua última edição (2006) em Nova Délhi, capital da Índia.

Isso reflete o potencial do Brasil no que se refere à pesquisa e desenvolvimento, mostrando ao mundo que não somos meros plantadores de soja e/ou fonte de outros insumos e recursos naturais, mas que temos potencial para desenvolver tecnologias de ponta altamente competitivas.

A má notícia, porém, é que os vencedores já receberam várias ofertas de outros países, inclusive de empresas Indianas, para venderem seus projetos, o que com certeza, não é a primeira vez que isso acontece com nossos jovens desenvolvedores. Ou seja, além de exportar grãos, o país também está se tornando em um exportador de tecnologias que, em seu desenvolvimento oneram os cofres públicos mas que não trazem retorno, pois não há iniciativa entre as empresas nacionais de subsidiar tais projetos. Com isso, deixa-se de proporcionar não somente um desenvolvimento tecnológico nacional buscando a independência dos países desenvolvidos, como também deixar-se-á de promover um bem-estar a população, através dessas tecnologias, a preços reduzidos.

O que nos falta é apenas, nós mesmos, brasileiros, acreditarmos em nossa capacidade e sabermos explorá-las da melhor maneira possível em prol do desenvolvimento nacional, buscando não somente desenvolver, mas também apoiar iniciativas que amparem tais desígnios.