segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Conceitos e conceitos - Réplica

O último post tem provocado acaloradas discussões sobre um assunto que, a meu ver, é "tão claro como um cristal", mas que parece não ter sido muito bem entendido por alguns. Por isso, gostaria de responder, através deste post, ao comentário do Germano (aconselho, para os que não leram, que o façam aqui) como um complemento ao post anterior.

Caro Germano,

(Utilizando o mesmo método)
Primeiramente, não me lembro de ter ido à algum CTG e isso é algo que não me chama nenhuma atenção, pelo contrário, como já disse anteriormente, me causa repúgnio, o que torna tal prática para mim um suplício.
Segundamente, você disse: "Qualitativamente, posso dizer, que graças a cultura gaúcha, nosso povo luta mais pelo que quer do que outros que nem sabem o que querem" (mas lembre que os democratas ganharam as eleições!!). Isso é uma evidência mais que absoluta da total prepotência dos gaúchos ao realizarem pré-julgamentos fundamentados em seus pré-conceitos, estes, (a meu ver) totalmente infundáveis.
Terceiramente, eu disse também que não tenho nada contra quem consegue conservar tais tradições, pelo contrário, os louvo e isso está explícito no post.
Agora, porultimamente, acredito que o que nós temos visto na televisão nestes últimos tempos é uma total banalização da moral e ética e, penso eu, não estar correlacionado com o fator "tradição". Eu disse (no post anterior) que não procuro "carregar" a tradição do meu povo (por achar isso inútil) e nem por isso aprecio os programas televisivos para pessoas com até dois neurônios, assim como, conheço gaúchos que carregam consigo o "orgulho gaúcho" mas que (a meu ver) perdem seu tempo vendo novelas entre outras coisas mais das quais você fez menção.
Continuo achando que a cultura em nenhum momento pode ser qualitativamente mensurável. Como poderemos realizar tal julgamento? Quais critérios utilizaremos? O que pode ser importante para você pode não ter abolutamente nenhuma relevância para mim, para um índio, para um nordestino, ou seja lá para qual cultura for. Culturas são culturas, e temos que respeitá-las. O que eu tentei explicar no post, e pelo que parece não ficou muito claro, é que eu não consigo entender como pessoas se acham superiores a outras considerando apenas o fator cultural. Respeito sua opinião sobre a cultura gaúcha, só não me obrigue a cultivá-la ou aceitar que (a non-meu ver) é a "melhor cultura".
Era isso.

Espero não ser apedrejado até o próximo post.