terça-feira, 14 de novembro de 2006

Instituto Purifica

Se você não tem a mínima idéia do que seja isso, nunca viu nem ouviu nada sobre, então dê uma olhada antes aqui e aqui e veja alguns vídeos que circulam por aí.
Mas afinal de contas, que raios é esse tal de Insituto Purifica? Cansado de ouvir respostas insuficientes resolvi ir atrás e tentar descobrir algo que saciasse a minha curiosidade.
A princípio, como o próprio nome sugere, Instuto Purifica (IP) lembra mais uma dessas ONGs filiadas ao Greenpeace que querem "salvar o mundo" através de boas ações. Segundo o próprio IP, se trata de uma organização que busca o BECA (Bem-Estar Coletivo Absoluto) que será atingido através da "purificação" de algo não muito bem definido. Um fato que até então parecia curioso, é que o tal IP anunciava apenas na MTV e "coincidentemente" era a única emissora vítima de supostos (e bem supostos) "ataques" à sua programação, como pode ser visto aqui e aqui.
Mas não precisa procurar muito para descobrir que há algo mais (ou menos). Em minha busca, encontrei vários fóruns e blogs discutindo sobre e, a maioria deles, definiram IP como se fosse um jogo, uma espécie de ARG (
Alternative Reality Game), criada pela própria MTV, que reúne vários jogadores procurando pistas nos mundos on e off-line e que precisam "decifrar" mensagens (em geral, anúncios surreais veiculados na própria emissora) para encontrar a resposta secreta e aí então passar para o "próximo nível". Algo típico para adolescentes desocupados de classe média alta que possuem um nível mínimo de esperteza e muito tempo sobrando.
Como já era de se esperar, a MTV criou quatro cotas de patrocínio para o jogo, com preço de tabela de R$ 1,7 milhão sendo que os anunciantes não terão direito aos tradicionais comerciais de 30 segundos, a inserção dos anúncios vai ocorrer dentro do jogo.
Moral da história: mais uma espécie de marketing do tipo "nunca visto antes" querendo chamar a atenção dos telespectadores já tão cegos à propagandas "normais" que precisa de algo que os instigue para que procurem saber mais sobre.
A má notícia?
Acabaram de acertar um headshot¹!


ps.: E pensar que até ontem eu não sabia praticamente nada sobre isso. Ah! A internet me fascina!
pps.: E eu ainda continuo achando que o blog vai sofrer um boom nos Entrance Bounce Rates deste post =)

________
¹ Apesar de ter sido vítima, não me enquadro em nenhum aspecto ao clã "adolescentes desocupados de classe média alta que possuem um nível mínimo de esperteza e muito tempo sobrando".

Tags: