quarta-feira, 25 de julho de 2007

Meme - Dia do Escritor (por Luis Henrique)

Porque hoje é dia do escritor, um meme bem interessante sobre que eu vi lá no Forsit da Olivia (sem acento!). Em tempo, feliz dia do escritor aos escritores que passarem por aqui. Continuem escrevendo historinhas interessantes para nos entreter e para a gente continuar comprando seus livros e assim, sustentarem vocês. =)

  1. Que livro está lendo?

Bom, estou terminando “A insustentável leveza do ser”, do Milan Kundera, e um outro chamado “Organization Theory” de Mary Jo Hatch (não, não faço administração) que me chamou atenção pacas e que até agora tem superado as expectativas.


  1. Lembra do seu primeiro livro?

Ah, não me lembro ao certo se foi “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Ruth Rocha ou se foi “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry. Tudo indica que foi o primeiro. Mas apenas vagas lembranças da minha amável memória auto-seletiva. =/


  1. No Brasil sabemos que a leitura não é um hábito da população em geral. Quantos livros, em média, você lê por mês?

É, como eu vivo no Brasil, me considero dentro da população em geral.. =) Esse ano tenho concentrado esforços para ler um por mês, mas a monografia não permitiu que assim fosse, embora espero tirar o atrasado nesse “pequeno intervalo” de não-férias. Se considerar todo o material lido para mono, penso que essa média aumenta significativamente. Mas desconsiderar-los-emos para se adequar ao modelo.


  1. Você tem um gênero favorito? Qual?

Hum.. acho que não tenho um gênero favorito, mas existem aqueles que mais me chamam a atenção, tais como aventura, alguns romances e outros que, devido à minha ignorância em literatura, não sei distinguir muito bem seus gêneros, se é que há.

Se fosse o Neitor, responderia: "Ah, eu não gosto de rótulos" (mas ele jura de pé junto que não é emo!).


  1. Alguns escritores, além de grandes artistas, são vistos como “seres superiores” por alguns leitores. Você tem ídolos escritores? Quais?

Não necessariamente ídolos. Tens uns caras aí que eu admiro pacas (a nível de invejá-los, e como os invejo, ou seja, gostaria de estar ao nível deles, não os declararia como ídolos, pois se assim fosse, afirmaria sua superioridade um patamar intangível). Não vou citar nomes porque meus limitados conhecimentos literários me constrangeriam.


  1. Você distingue o escritor pelo gênero – poesia, conto, romance, etc – ou acredita que escritor é escritor e ponto?

Eu acho que ficaria com a segunda opção, mas de repente a gente poderia somar uma à outra, depois dividir por dois e então achar uma média interessante. =)


  1. A internet pode se transformar em uma ameaça para a leitura de livros?

Não só pode se transformar como já é! Mas, obviamente, não é por isso que no Brasil a leitura não é um hábito popular. Alguém que se apraz em ler livros, não trocará seu prazer por horas na internet, pois se assim o fizer, definitivamente, ele não gostava de ler livros. (Se bem que na internet também tem algumas coisas bem interessantes, né?!. Por exemplo Le Nouveaux, já ouviu falar nele?)


  1. Se você pudesse, como acabaria com o analfabetismo no Brasil e como implantaria o hábito de leitura?

Ah, uma pergunta muito complexa para a minha cabeça. Mas pode deixar que assim que eu achar minha lâmpada mágica, dois dos meus doze pedidos serão estes. =)


  1. José Saramago declarou recentemente que sempre será comunista, embora saiba que este é um assunto ultrapassado. Um escritor deve manter para sempre seus valores, ou pode mudar de opinião?

Eu penso que um dos valores mais admiráveis em um ser humano é humildade em relação ao conhecimento. Melhor dizendo, o diametralmente oposto à arrogância. E eu penso que isso é o bastante para responder à pergunta.


  1. Uma frase para o Dia do Escritor:

Sejam felizes! (anônimo)


Como isso é meme, geralmente se indica outros para participarem, mas como não fui indicado e sim um intruso, fica em aberto para quem quiser participar também. No entanto, adoraria ver estas questões sendo respondidas por uma pessoa que considero pacas e que tenho uma profunda admiração. Responde aí Licii.