quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A ascensão da FIAT

Ao ver a propaganda do Novo Stilo, algo me chamou a atenção: o câmbio. Assisti duas vezes para ter certeza de que não vi errado: o Novo Stilo vem equipado com câmbio sequêncial semi-automático e lindas butterflies¹ atrás do volante.

Todo apaixonado por carro (eu!) sonha em um dia ter um carro com câmbio butterfly, um tipo de câmbio presente em supercarros como, para citar apenas um nome: Ferraris. Sabendo que isso é um sonho, a maioria, digo, os menos afortunados, contentam-se com um sequêncial semi-automático, câmbio utilizado nos carros da Stock Car.

Mas este não é um post sobre carros, muito menos sobre suas especificações técnicas. Ou pelo menos não era para ser.

O que quero mostrar é a ascensão da FIAT em posicionamento da marca. A FIAT, que alguns anos era vista com uma empresa de carros baratos e de péssima qualidade (e. g. Fiat 147, Família Uno, entre outros), hoje, pode-se arriscar dizer, que tem os carros mais desenvolvidos tecnologicamente do mercado.

Além do Novo Stilo como novidades de encher os olhos qualquer apaixonado por carro, lançou em Agosto passado o Punto, o primeiro carro no Brasil a rodar Windows Mobile, com direito a Bluetooth, Blue&ME (lê -- em voz alta -- suas mensagens SMS) além de outras tecnologias que agradam a qualquer geek.

Há ainda muitos céticos sobre a qualidade da FIAT, mas penso que isso é uma questão de tempo, até porque não se reposiciona uma marca da noite para o dia (às vezes, nem no sentido oposto!).

O certo é que a FIAT está caminhando a passos firmes. Inúmeros cases sobre a empresa italiana estão sendo estudados em Escolas de Administração, o que de certa forma, reflete o compromisso da empresa em mudar seu legado. Não consegui dados sobre o market share da FIAT, mas não me espantaria se soubesse que tem aumentado sua participação principalmente nas classes A e B.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Algumas atitudes da FIAT, a meu ver, podem colocar em xeque os avanços alcançados. Um deles é a desenfreada mudança de logotipos. Em menos de seis anos, foi trocado duas vezes. A primeira, mais do que justificável, diga-se de passagem, visto a necessidade de dar uma nova cara à marca. No entanto, a segunda talvez fosse desnecessária, levando-se em conta a preocupação com a consolidação da marca.

Aliás, o que eu mudaria, é o slogan: "Movidos pela paixão". Penso que poderia se incorporar algo relacionado a "moderno" e "inovador" aí. Mas este é apenas meu ponto de vista.

Voltando ao Novo Stilo, o que não agradou meus olhos foi o novo layout, digo, design. Façamos assim: me vê o modelo antigo com um câmbio novo, por obséquio.


_______
¹ Eu sempre achei interessante a sonoridade de "butterfly". Aí os caras vão e traduzem para "câmbio borboleta". Perde toda a graça.
.