terça-feira, 25 de março de 2008

Dia da água é 22 de março

Dia 22 de março foi o dia da água, e em vez de publicar toda balela que diz respeito e mais o cronograma nacional e internacional de atividades que se realizaram durante este dia preferi relembrar minha promessa de posts anteriores.

As historias da água [violinos please] como eu tinha dito, são relatos próprios dos acontecimentos que me saltaram aos olhos nessa vidinha pacata de observador. Imaginem um sítio [leia-se pequena propriedade rural] pra lá de mal cuidado por uma família de italianos. Com vizinhos mais italianos ainda. É a configuração do desastre ambiental.

Não deu outra, os dois córregos que ali existiam secaram, eram bem pequenos é verdade, mas hoje não existem mais. Não pesquisei a fundo essa historia, mas desconfio que suas nascentes tenham sido desviadas em função da agricultura, represas e, também existem aquelas plantações de eucalipto que .. bom, deixa pra lá.

Outro fato deprimente é o rio que corta boa parte da região, ele também teve seus dias de glória e hoje está à mercê de fortes chuvas para manter-se, culpa do assoreamento, que é culpa do desmatamento costeiro, culpa do homem, do sistema, do governo?

Enfim, tudo relativamente simples até eu ler essa matéria, e lembrar disso, relacionar tudo com o aquecimento global e seu efeitos e pirar começar a pensar mais complexamente sobre o tema.

PS.: Espero que o meu curso [recém iniciado] sobre agricultura familiar e sustentabilidade ainda renda muitos posts sobre esse tipo de problema, lógico, no sentido da solução dos mesmos.