sexta-feira, 8 de junho de 2007

A doença futebol e "O boteco"

Futebol é uma doença! E infelizmente não há medicina que a explique, e consequentemente, nem que a cure também. Psiquiatria talvez.
Hoje (07.06.2007), um bando de pessoas desocupadas se reuniram pela enésima vez aqui em frente em bar criativamente nomeado "O boteco" para assitir mais uma partida de futebol. Até aí tudo bem, pessoas desocupadas se reunem com freqüência em muito lugares por aí, o problema é que cada um traz suas quinquilharias e montam lá uma escola de samba (ou um centro de umbanda - não dá para saber ao certo) em recinto não maior que 25 m², fazendo um barulho infernal. O que eu penso que eles não sabem é que ondas sonoras se propagam pelo ar mesmo após as 22h.
Se isso já não bastasse, ainda me resta ouvir as doces canções de ninar por eles cantadas que conseguem reunir em dois versos todos os palavrões existentes e os não existentes também. Peço a Deus que não haja nenhuma criança de ouvidos puros no raio de uns 100 metros para que não ouçam tamanhas imundicies, visto que perdir para não serem acordadas seria um pouco mais difícil. Aí eu lembro das sábias palavras: "A boca fala daquilo que o coração está cheio".
Para colaborar um pouco mais, os infelizes ganham e para comemorar de uma forma muito inteligente, cada um pega seu carro e vai dar uma volta. Destes, um parte já bêbados e a outra duas vezes mais bêbados, mas ambas as partes acreditando que o som da buzina é um som muito agradável aos ouvidos. Uma lástima por completo!
Aí eu não sei se alimento meu ódio ou tenho dó das pobres almas penadas que disperdiçam seu tempo, voz, dinheiro e às vezes até suas vidas tudo pela paixão pelo futebol. Algo que nunca, em momento algum, lhes será retribuído nem seque um duodécimo do total gasto. Uma "paixão" totalmente inútil, totalmente sem sentido, ou, como diria Salomão: "é como correr atrás do vento".
E eu fico me perguntando tentando entender, qual a razão de tudo isso? Onde está a racionalidade, característica inata e principal do ser humano? O que eles realmente ganham com isso, ou, o que eles pensam que ganham com isso? (ênfase no 'pensam')
Quando eu digo que a pobreza de espírito, dos males do século é a pior, querem me tirar a razão.
E o resultado de tudo isso? Eu aqui escrevendo esse post à 1h da manhã de um sexta-feira (dia útil, diga-se de passagem) tenho que acordar daqui a umas 6 horas aproximadamente tentando dormir ao som de uma bela orquestra de buzinas, cornetas, gritos gulturais e outros barulhos-não-identificáveis que de uma maneira muito sutil e educada, pedem lincença e invadem meu quarto com a maior naturalidade de uma lei da física, e as mídias amanhã anunciando: "Torcida faz festa bonita comemorando título"
Ah! Esse é o meu Brasil tão grande e amado, é o meu país idolatrado!