quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A umidade relativa do ar

Tempo hoje: máxima de 35°C com umidade relativa do ar 60% (tempo bem louco)

Para nós, agora não mais estudantes mas sim graduados \o/ em economia, mais precisamente para os membros deste blog, a umidade relativa do ar sempre foi uma incógnita, pois a hp 12c não calcula isso e como ela raramente era reportada em nossos assuntos, os quais, logicamente, não saem em qualquer hipótese da esfera econômica (rsrs) assumia tons hilários. Mas agora chega, com a seguinte explicação, que, como diria aquele que um dia foi meu professor, consegue-se com dois cliques, acabei com a alegria de não saber o que é a umidade relativa do ar. Está bem didático, também não conferi se os números são fictícios ou não, lá vai:

Quando um espaço (ar) contém todo o vapor d'agua que pode conter à sua temperatura, sua umidade relativa é de 100%. Se um metro cúbico de ar contém 7 gramas de vapor d'agua, mas pode conter 14 gramas, sua umidade relativa é de 50%. Umidade relativa de um volume de ar é a relação entre a quantidade de vapor de d'água que ele contém e o que conteria se estivesse saturado.

E segue:

Como qualquer outra substância o ar tem um limite de absorção, este limite se denomina saturação. Abaixo do ponto de saturação ( ponto de orvalho ) o ar úmido não se distíngue do ar seco ao simples olhar sendo absolutamente incolor e transparente. Acima do limite de saturação a quantidade de água em excesso se precipita em forma de neblina ou pequenas gotas de água (chuva). A quantidade de água que o ar absorve antes de atingir a saturação depende da temperatura e aumenta progressivamente com ela.

Simples não?