sábado, 8 de setembro de 2007

O Bode 2 -- A missão!

Desde que eu postei por aqui a piada-parábola do bode (aquela que precisa de mais de dois neurônios para entender) tem chegado uma alcatéia de paraquedistas por aqui querendo saber sobre bodes.
Para estes, e considerando que este blog também é um serviço de utilidade pública, uma pequena wikipediada (e algumas coisas mais, porque blogueiro bom não revela suas fontes *risada maléfica*), uma baita explicação do que é ser bode, como é um bode, para que serve um bode e como ser um bode (caso alguém esteja interessado). Enfim, informações relevantes e totalmente excelentes. Enjoy!

O bode (Capra aegagrus hircus), macho adulto dos caprinos, é um mamífero herbívoro ruminante cavicórneo que pertence à família dos bovídeos, subfamília dos caprinos.
O feminino de bode é cabra e os animais jovens são conhecidos como cabritos. Assim como os carneiros, emitem um som chamado de balido (o conhecido "Bééé").
O caprino é um dos menores ruminantes domesticados. Os caprinos domesticados são descendentes da espécie Bezoar, encontrada no Mediterrâneo e Oriente Médio, principalmente na ilha de Creta. Na maioria das raças de caprinos, os dois sexos têm chifres e barba. Os chifres podem ser curvos ou em forma de espiral, mas muitos têm um lado interno afiado. O pêlo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, de acordo com o habitat e o controle da criação. Procria em 150 dias.
A criação fornece lã (em algumas variedades, como na cabra-caxemira e angorá), couro, carne, leite e, às vezes, estrume. Muitas pessoas consomem diariamente mais produtos da cabra do que de outros animais. As cabras são excelentes exploradores e conseguem encontrar sua própria comida. O esgotamento de pastos pelas cabras se tornou, onde não há um manejo adequado dos animais, um problema ambiental em muitas partes do mundo.
O ambiente de vivência dos bodes são as montanhas, geralmente na latitude das zonas temperadas. A alta altitude aliada aos pulmões desenvolvidos dos bodes e à grossa pelugem que os protege do frio permite a sobrevivência em um local protegido de qualquer tipo de predador.