quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A CPMF e o IR

Da folha de ontem:

Mantega admite abrir mão de impostos, mas não da CPMF

É claro. O que poucas pessoas sabem é que é através da arrecadação da CPMF que se "calcula" o leão. É muito simples.
Toda conta bacária de pessoa física está vinculado a um CPF. No Banco Central tem uma espécie de super computador com um mega banco de dados que armazena todos os CPFs com conta bancária aberta. O CPF é um tipo de primary key do banco de dados, visto que uma pessoa só pode ter 1 CPF mas várias contas. Nesse banco de dados é armazenado o quanto cada CPF contribuiu com CPMF com sua(s) conta(s) bancária(s) -- informações fornecidas pelos bancos, obviamente.
(Exemplificando: Eu tenho duas contas, uma no BB e outra no Bradesco. As duas estão vinculadas ao meu CPF. No banco de dados lá do BC tem um registro do meu CPF que recebe as informações vindas do BB e do Bradesco informando o quanto eu contribui com CPMF.)
Aí o resto é fácil de se prever. No final do ano, o BC tendo em mãos o quanto você contribuiu, com uma regra de três simples calcula o quanto você de fato movimentou. Compara com o que você declarou para o Imposto de Renda, se não conferir, bau-bau: malha fina para você!
Assim fica mais fácil de enteder o porquê da relutância do governo em manter a CPMF.
Esse sistema adotado pelo BC é considerado moderníssimo e o Brasil é um dos pioneiros nessa área. Apenas 3 ou 4 países usa esse mesmo sistema. Ou seja, se tem alguma coisa em que o Brasil é bom, é em calcular e arrecadar impostos.

Fonte: Meu professor de Direito para Economia, mas tem alguma coisa aqui falando sobre o assunto.