segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Fuma folha de bananeira

A liberdade de o cidadão fazer o que bem entender da sua vida não pode ser negada, desde que ele seja responsável pelos seus atos. Frisando, desde que ele seja responsável pelos seus atos.

E esta notícia é para você, caro amigo/leitor/cliente, cujas promessas de final de ano incluíam o tão famoso parar de fumar, pode ficar preocupado, mas não acenda um agora, pois você precisará de fôlego, aliás, ele anda bem mal não é?

Que as medidas anti-tabagismo vem sendo adotadas em todo o mundo é sabido. Conseguiram certos resultados, precisam evoluir, e vão evoluir, com a ajuda destes três pesos pesados da categoria formação de tendências:

Na França, uma medida mais tradicional, aonde as medidas anti-tabagismo vem sendo recrudescidas faz muito tempo, e em fevereiro de 2007 os franceses já não podiam mais fumar em locais públicos como escolas e empresas. A medida parece que agradou mais do que repudiou. Franceses..

Na Inglaterra, uma medida muito esperta, lá está sendo inserida a questão da responsabilidade do paciente pela sua própria saúde, e isso pode representar muito mais do que as tradicionais multas. Parece lógico, e pode ser bastante cruel.

No Japão, a medida mais drástica, é proibido fumar até na rua, para - quem sabe em pouco tempo - os japoneses não precisarem mais andar com máscaras nas ruas. Interessante é que nem precisa fiscalização, se está dito, está dito.

Mas como escrevo para brasileiros também, que podem não entender indiretas como os britânicos, é o seguinte, logo em breve, você terá que responder a um questionário do capitão nascimento justamente na entrada do hospital. Já imaginou?