quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

sobre o capitalismo e a "teoria da distribuição bicaudal"

as pessoas adoram reclamar do capitalismo. falam que ele é a causa de todo mal que há no mundo, que é a causa de toda a pobreza e blá-blá-blá. alguns até *criativamente* chamam-no de 'capetalismo'.

mas essas mesmas pessoas se esquecem de alguns "benefícios" que só o capitalismo proporciona, das quais eu duvido que abririam mão. nomearemos alguns:

graças ao capitalismo, você pode caminhar no parque confortavelmente com seu tênis com um super sistema de amortecimento desenvolvido especialmente para caminhadas, escutando suas músicas preferidas no seu iPod.
graças ao capitalismo você pode ir ao shopping com sua(eu) namorada(o) e ver um filme em um cinema com qualidade digital tomando um milk shake de ovomaltine ou comendo pipoca com seu refrigerante preferido.
mas se tiver chovendo, você pode ficar em casa mesmo e, graças ao capitalismo, assistir um filme ou qualquer outro programa interessante que estiver passando em algum dos cento e quarenta e dois canais da sua tevê por assinatura na sua TV de plasma de 42", e pedir uma pizza ou um china box na comodidade do seu sofá.

enfim, todo avanço técnico-científico fruto de intensivos investimentos em P&D é graças ao capitalismo que não só incentiva, mas faz da inovação, seja ela tecnológica, qualitativa ou afins, condição sine-qua-non para sobrevivência de uma empresa competitiva em um ambiente capitalista.

é graças ao capitalismo também, que os serviços prestados (com exceção dos das telefônicas, evidentemente) nos proporcionam cada vez mais satisfação e comodidade. é graças ao capitalismo que eu posso escrever neste blog sem precisar gastar um centavo para isso, e você pode ler aí também sem precisar pagar nada por isso.

mas é claro que nem tudo é um mar de flores. e é aí que entra a "teoria da distribuição bicaudal" (TDB). para toda 'coisa boa', há uma 'coisa ruim' na mesma proporção, assim como para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.


considerando o quadrante I como o de 'coisas boas' e o II como o de 'coisas ruins', para cada ponto em I (x,y), há um ponto correnpondente em II (-x,y). e não é difícil observar que quanto maior o x, ou, quanto 'melhor' for, maior será, em valores absolutos, o -x. e essa teoria pode ser aplicada em muitas e muitas áreas.

[nerdisse] não, não existe nenhuma "TDB". isso é só mais uma invenção minha (ou, se existe, não me avisaram e nem pubilcaram no google). mas a meu ver, a tríade "TDB", N.º 42 e a regra de três, explica o mundo, bem como (quase) tudo que nele há. ponto. [/nerdisse]

.