segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Desafio Nospheratt - Parte II

Continuando o desafio nospheratt então, o quarto desafio foi o "feche para balanço" que sugere fazer uma análise sobre o ano de 2007, listando quais expectativas e metas foram alcançadas e se estamos satisfeitos ou não com o blog. Particularmente, costumo fazer isso mensalmente, mas fazer isso analisando o ano inteiro é uma boa também. Penso que isso é uma questão muito mais particular do que público para expôr por aqui. Talvez quando Le Nouveaux abrir capital, seja necessário divulgá-los, mas enquanto isso, deixamos assim.

:: desafio cinco: o que aprendemos sobre blogs em 2007.
Penso que consegui aprender pacas sobre blogs, principalmente depois que resolvi levar esse negócio mais a sério e não usar o blog apenas como um amontoado de palavras muitas vezes desconexas.
Tentarei listar aqui as 5 principais coisas sobre blogs que aprendi em 2007:
1. Blog é fonte de conhecimento para quem lê. pode-se aprender muito em blogs, mas tem que saber escolher os blogs. tem muita gente falando bobagem por aí
2. Blog é fonte de conhecimento para quem escreve. se você quer levar seu blog a sério e não escrever bobagens por lá, você deve pesquisar sobre o assunto antes de escrever qualquer coisa.
3. Por causa do blog, tive que rever meus conhecimentos em HTML e comecei a aprender CSS (não, não cansei de ser sexy. cascading style sheets), mas só comecei mesmo.
4. Para blogar, você precisa de tempo e sobretudo disposição. levar nas coxas não é o canal.
5. A melhor campanha de SEO que você pode fazer, é colocar conteúdo no blog. não conteúdo que interessa apenas a você, mas conteúdo bacana que traga intertenimento/informação e faça com que seus leitores voltem periodicamente.

:: desafio seis: decore seu blog
Bom, o blog (ainda) está usando um tema do próprio blogger muito pouco customizável. E falta ainda conhecimentos aprofundados em html e css para deixá-lo mais personalizável não apenas para o natal, mas para todas periodicidades do nosso calendário.

:: desafio sete: objetivos 2008
Sempre é meio complicado fazer planos, apesar da nossa eterna dependência deles. Acho que a principal meta para 2008 é evoluir em conteúdo. Não colocar posts apenas para chamar para-quedistas, mas que atraiam um determinado nicho e/ou que ofereça alguma utilidade para a sociedade como um todo. Mas a diretoria do blog, juntamente com seu Conselho Administrativo se reunirá em breve, cuja a pauta principal será o Master Plan 2008.

Aí está, mais quatro passos foram dados. O próximo desafio já foi dado "faça uma enquete". mas isso fica para um próximo post.