sábado, 1 de dezembro de 2007

Review: Taxi Driver



A vida solitária de taxistas em uma grande cidade. O marasmo e a insatisfação com o cotidiano com que são tomados. São dotados de insegurança e revolta com os problemas que apresentam essas cidades.
No filme Taxi Driver de 1976 Travis Bickle (Robert De Niro) é um ex-veterano da Guerra do Vietnã que trabalha como motorista de táxi durante as noites na obscura Nova York. A partir daí, ele passa a conhecer a minúcias de uma face negra suburbana, como a prostituição, a infelicidade, as drogas, e começa a se rebelar contra todos esses problemas. Até conhecer Betsy (Cybill Sheperd), uma linda mulher que trabalha na campanha para eleição presidencial, e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos que faz com que ele seja tomado de raiva e decida cometer um atentado contra um senador e cafetões que abusam da jovem.
Com a dupla Scorsese - De Niro este filme soube trabalhar perfeitamente assuntos como violência, sexo e relações humanísticas. O que chama atenção no filme é a dificuldade encontrada pelo personagem central (Travis) em criar/manter um diálogo com os outros personagens. Constante insatisfação com a vida que leva e tristeza pela impotência de melhorar algo. Há também uma forte crítica em torno da política e suas finalidades, as ruas tomadas de “sujeiras” sem soluções. Mesmo com mais de 30 anos o filme retrata atos e imagens que vimos ainda nos dias de hoje nas grandes cidades. Quem tiver acesso, olhe o ótimo filme!