sábado, 29 de dezembro de 2007

Review: Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

Gangues arruaceiras, desprovidas de piedade e respeito. Um tempo em que forças eram medidas, seja entre as próprias gangues ou delas contra a sociedade/polícia. Drogas e violência faziam parte do cotidiano e eram força motora das gangues.
Alex (Malcolm McDowell) em Laranja Mecânica é líder de uma dessas gangues que tomam leite misturado com drogas, roubam e se utilizam de ultraviolência, estuprando e matando suas vítimas. Porém, quando capturado pela polícia ele passa a ser utilizado como cobaia de um novo e árduo tratamento de reabilitação implantado pelo governo. O problema ocorre justamente quando Alex retorna às ruas e percebe que os papéis estão invertidos, agora os inocentes se tornam culpados e ele tem de enfrentar a ira daqueles que um dia foram vítimas.
O filme possui um profundo estudo do comportamento e hipocrisia da sociedade, em uma obra de arte única que Stanley Kubrick. Alex, o personagem principal do longa mistura palavras em inglês, russo e algumas gírias. Trata de assuntos polêmicos que transpassam anos e décadas, visto que o filme é de 1971 e ainda hoje podemos notar gangues nas ruas, violências e repúdio da sociedade quanto a essas pessoas que estão a margem da sociedade.