terça-feira, 18 de dezembro de 2007

La-men-tá-vel

E a Folha publicou do dia 14.12 a notícia que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara o projeto que proíbe o uso de expressões e termos estrangeiros por todos os meios de comunicação quinta-feira passada (13.12). O projeto, que tem autoria do Dep. Aldo Rebelo (pecê dobê), regulamenta toda e qualquer utilização de termos estrangeiros em informações comerciais, propagandas publicitárias e qualquer outra forma de veiculação de informação.

O ilustríssimo deputado disse que o objetivo de tal projeto é estimular o ensino e o aprendizado de nosso idioma. Mas será o Benedito?! Que tal criarem projetos para assegurarem que *todos* alunos da quarta série saibam, de fato, ler e escrever? Em um mundo totalmente globalizado onde para se arranjar um emprego bacana nem perguntam se você sabe inglês, mas a entrevista é em inglês, o ilustríssimo quer afastar ainda mais o idioma mundial de nosso meio.

São notícias como esta que realçam a minha indignação pela esquerda brasileira. Uma vez a esquerda tinha o papel de se contrapor à direita com o objetivo de manter a dialética e manter o bom funcionamento do estado sem viézes ou parcialidades. Hoje temos uma esquerda totalmente inútil, com projetos non-sense que só deixam o estado mais pesado e improdutivo.

Na real que eu acho que ficaria muito menos espantado/revoltado se ouvisse que algum deputado vermelhinho propôs extingüir a língua portuguesa do Brasil e adotar o inglês como a língua oficial. Muito pelo contrário, aí sim ele estaria fazendo o papel dele, de propor coisas absurdas e totalmente ridículas, para serem rejeitadas mas, no entanto, ponderadas. E então, suscitar, emergir a necessidade do aprendizado da língua inglesa em nosso país, que atualmente é reservado para as classes altas, o que por conseqüência, acaba contribuindo para aumentar ainda mais a desigualdade social.

Por enquanto, temos que nos contentar com uma esquerda que propõe projetos absurdos e totalmente ridículos, mas aprovados. Lamentável.

.