sábado, 15 de dezembro de 2007

Review: Casablanca



Romance rompido, promessas quebradas. A dor de carregar uma separação inesperada ou o complexo de culpa, durante anos. O retorno inesperado, os sentimentos reacendidos. Razão contra emoção, decisões a serem tomadas, vidas sem rumos.
Casablanca, assim como o nome do filme, é o nome de uma cidade no Marrocos, cidade de passagem obrigatória para quem quer fugir da Segunda Guerra Mundial para Portugal. É em Casablanca que Rick Blaine (Humprey Bogart) mantém o seu famoso e movimentado bar, onde ocorrem algumas transações ilegais, entre jogatinas e subornos. Em uma noite como qualquer outra, eis que adentra ao bar um importante homem da resistência com sua mulher, justamente o antigo amor de Rick que ele nunca esquecera e que lhe causara muito sofrimento. Entre lembranças e mágoas do passado, ele deve fazer uma importante decisão; abrir mão do grande amor ou da sua vida cheia de encantos e prazeres.
Vencedor de 3 Oscar (Filme, Diretor e Roteiro), é um clássico que permanece vivo até hoje na memória de todos devido ao seu romantismo único. Foi também um dos primeiros filmes a ter a Guerra como pano de fundo para que sua história acontecesse. Neste ano o filme está completando seu 65º ano (exibido em 1942) e foi responsável pelo sucesso da música “As time goes by”. Para os adoradores de romance, este é um excelente clássico que engloba todas as minúcias de um ótimo filme do gênero.