quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Brasil, o gigante verde tranqüilo

Em uma alusão à ‘limpeza’ da economia brasileira, essas do titulo, foram as palavras do secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon.

Sim, o Brasil é um gigante, mas em território. De resto, é tudo em potencial, no Brasil tudo é em potencial, e enorme, diga-se de passagem.

Verde ele é, mais de 45% de nossa energia vem de fontes renováveis, enquanto os demais países pretendem chegar a algo em torno de 10% em .. alguns anos. Tem também a floresta amazônica, lá no canto do País.

Tranqüilo, bom, isso é a brasilidade em sua essência. Se não fosse o ‘descobrimento’ do Brasil, ainda seríamos índios dormindo pelados em redes e fazendo a dança da chuva, fumando o cachimbo da paz, as novelas da globo e a religião não iriam existir e .. opa.

Mas voltando ao assunto .. o brasileiro é o povo que mais acredita que deverão ocorrer mudanças de comportamento em função das mudanças climáticas, mas toda essa boa vontade tem algo mais profundo a revelar. Imaginem a cena, um brasileiro esbravejando que mudará, mudará sim seu estilo de vida, que já é precário, mas por favor, que não aumentem os impostos, peloamordedeus! Tudo isso, claro, dito em um tom dramático, com o sujeito já arrancando os cabelos, digno de tortura em filme de terror, pois bem, essa é a resposta dele ao questionário sobre aumento de impostos no combate ao aquecimento global.

Toda essa balela tem até um fundamento, umas pesquisas, revelaram que existe a consciência de norte-americanos e chineses em relação aos problemas causados pelo aquecimento global, mas também revela que eles estão dispostos a pagar mais impostos para combater isso. Agora, isso é confiança no governo ou puro comodismo?