terça-feira, 20 de novembro de 2007

Clipping

*****

Na você s/a saiu uma matéria interessante sobre previdência privada (Futuro Milionário), uma área que tem crescido bastante ultimamente e que tem feito muitos bancos e fundos de investimentos rirem à toa. No entanto, a ênfase da matéria é mais sobre a diferenciação entre PGBL e VGBL (dois sistemas diferentes de capitalização para previdência) mostrando qual dos dois é mais vantajoso e em quais situações. Vale a pena dar uma conferida para quem estiver interessado em garantir um futuro melhor. E prometo em uma outra hora explicar melhor essas sopas de letrinhas.

*****

Enquanto isso na exame, uma breve reportagem falando sobre a maior empresa do mundo em valor de mercado: a PetroChina -- avaliada em 1 trilhão de dólares, algo totalmente incomensurável para nós, meros mortais. Mas o mais interessante na matéria é o quadro que traz as dez maiores empresas do mundo. Dentre as dez, além da maior, outras duas empresas são chinesas, contra quatro americanas. Dividem a terceira posição, com uma empresa cada, Rússia, Inglaterra e Brasil -- emplacando a Petrobrás na 10ª colocação. Outro dado interessante no quadro é a coluna "ramo de atuação". Cinco das dez maiores atuam na área de energia (curiosamente, uma de cada país, e mais curioso ainda, dos 5 países, quatro estão entre os 5 maiores em extensão territorial, que coisa não?). Outras duas atuam nas telecomunicações, e, com uma cada, software (Microsoft), financeiro e indústria.
Curioso também não ter aparecido nenhuma indiana nesse meio. Talvez porque a india experimenta um crescimento "falso". Na verdade o cresce por lá são as multinacionais por lá instaladas que se aproveitam da mão-de-bra super abundante e qualificada (ênfase no *e*) visto que a Índia tem um sistema educacional forte e pesados invesitmentos em P&D (seja por parte das empresas ou do governo). Desnecessário dizer que é um cenário totalmente diferente do que acontece por cá, em terras tupinambás. Mas ainda assim, temos uma brasileira entre as dez maiores e nenhuma indiana. Vai ver porque Deus é brasileiro.

*****

Ainda na Exame, uma lista de 5 ações que "prometem" bombar na bolsa de valores. "Prometem" porque com essa quebradeira geral, as ações desvalorizaram pacas e têm tudo para voltar com todo o vapor. Segue aí as tais:

Energias do Brasil (ENBR3)
Santos Brasil (STBR11)
Copel (CPLE6)
Globex (GLOB4)
Profarma (PFRM3)

Vale lembrar que é uma previsão da revista Exame e, como todas as outras previsões, não necessariamente implica em dizer que estas ações irão de fato subir. Fica a critério do investidor optar por tais ou não.