terça-feira, 13 de novembro de 2007

Era da informação X Otimização do tempo

we got information in the information age /
but do we know what life is /
outside of our convenient lexus cage?

Eu não sei quanto a vocês, mas eu tenho um pequeno problema com gestão do meu tempo. Tenho gasto ultimamente muito tempo em frente ao GReader lendo, na maior parte do tempo, notícias. Mas isso até que não é em tudo ruim. O problema é que acabo lendo algumas notícias que não contribuem em nada, além de, pelo fato de ler mais de uma fonte de notícas, acabo por ler algumas, úteis ou não, repetidas vezes (obviamente que não a matéria completa, mas a headline).

Hoje pela manhã, me surpreendi pela quantidade de vezes que tinha lido que o paupérrimo príncipe saudita Alwaleed bin Talal fez o primeiro pedido de um A380 (aquele maior avião do mundo) só para ele. Para vocês terem um idéia do que estou falando, vejam só o resulta de "principe saudita A380". Todas matérias devem dizer quase a mesma coisa. Algo que vai custar cerca de 300 milhões de dólares à sua fortuna estimada em 20 bilhões. [comentário do autor] Em valores mais mensuráveis, imagine você com R$ 20 mil querendo um brinquedinho de R$ 300. [/comentário]

Vivemos na época da informação, e isso é irrefutável. Precisamos estar atentos a tudo e a todos para sobrevivermos. O problema é a enchurrada de informação que nos é passada, muitas delas totalmente inúteis. Saber filtrá-las de uma maneira ótima, é uma busca constante. Os agregadores de feeds já ajudam bastante nesse sentido, poupando valiosíssimo tempo, mas a má utilização dele pode provocar um processo reverso vertiginoso.
Terminei de ler ontem "Gestão Financeira Moderna - Reinventado o CFO" do Jeremy Hope, e o que posso dizer após a leitura é que um dos temas do século é "simplicidade" ("simplicidade" means "não-complexidade"). O livro basicamente traz dicas sobre como evitar ao máximo o desnecessário (informações desnecessárias, relatórios desnecessários, pessoas desencessárias), que em grandes corporações, acabam incorrendo custos altíssimos no orçamento anual.

Mas não só em grandes corporações. Em nosso dia-a-dia também. Saber cortar o desnecessário, otimizar a utilização do tempo, calcular precisamente custos de oportunidades para enfrentar destemidamente trade-offs devem ser uma busca constante.
A real é que preciso mais-que-urgentemente de uma política de unsubscribe para meu GReader. Se alguém quiser compartilhar a sua, por obséquio, sinta-se a vontade.