domingo, 11 de novembro de 2007

Wing Suit

Como o postador oficial do vídeo-de-domingo, devido a alguns imprevistos, não pôde postar hoje, aqui vou eu tentando quebrar um galho.



O assunto da vez é a nova onda do paraquedismo wingsuit flying, que segundo a wikipedia, é a arte de voar usando apenas jumpsuits (um tipo de macacão para-quedas).
O wing começou em 1930, mas naquela época a segurança ainda era bem precária. Para se ter uma idéia, entre 1930 e 1961, 72 dos 75 'birdmen' (como são chamados os profissionais do wing suit) morreram ao tentarem usar seus wingsuits. Só no meado da década de 1990 que conseguiram desenvolver um wingsuit mais seguro e que não comprometia sua performance.
É uma boa para quem curte velocidade. Chega aos 120km/h na vertical e pode chegar a até 200 km/h na horizontal.



Mas apesar de toda a velocidade, o que os birdmen tem tentado é reduzir sua velocidade vertical tentando diferentes técnicas de vôo, dando um tempo maior para a experiência de liberdade e a sensação de voar que o wing suit proporciona.



No Brasil, essa prática começou no final da década de 1990 mas só agora tem começado a se popularizar. Talvez devido ao preço do macacão que é meio salgado, por volta de 580 doletas.

Via: 360º (português) e Wikipedia (inglês)