quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O twitter como um portfólio de mentes criadoras de idéias

Embora já tenha comentado aqui sobre o twitter assim que me aderi a tal, faltou um pouco mais de substância no post. Ali tentei descrever em poucas linhas sobre o que se tratava e como funcionava de uma maneira, cá entre nós, mau e porcamente.
No entanto, desde lá já são mais de dois meses twittando quase que diariamente. Nesse tempo pude oberservar muitas coisas interessantes por lá e agora posso falar com um singelo tom de notoriedade.
Quase todos os 'top 50' da blogosfera já teceram seus comentários sobre essa até-então nova mania da internet. Mas a questão que sempre vem a tona é: afinal, qual a utilidade do twitter? O Fábio Seixas conseguiu dissecar bem o assunto nesse post que reuniu a maioria das utilidades (se é assim que podemos denominá-las). Mas ainda tem muita coisa que pode ser discutida.
A meu ver, o grande lance do Twitter é que ele pode servir como um portfólio de mentes criadoras de idéias. Vejam, não um portfólio de idéias (com um portfólio de idéias, apesar de você poder trabalhar as idéias, ainda assim, são limitadas), mas um portfólio de mentes criadoras de idéias, aumentando assim sua utilidade/versatilidade exponencialmente.
É bem verdade que a maioria dos usuários do twitter (aka twitter-ers) ou são pessoas intimamente relacionadas à informática, TI ou são nerds, geeks e afins ou ainda qualquer combinação entre estes. E isso implica em dizer que a grande maioria dos assuntos por lá comentados e/ou as idéias por lá criadas são relacionados ao nicho que "domina" a twittosfera. Mas essa realidade vem sendo alterada e a cada dia que passa, pessoas 'non-TI-guys' tem aderido à esse nova rede contribuindo para a democratização do twitter.
Se você conseguir abstrair as idéias/pensamentos por lá criados e aplicar às suas necessidades, ao seu campo de atuação, então você terá a melhor ferramenta que um mindhunter poderia ter. As possibilidades de explorá-las da melhor maneira possível são infinitas e ilimitadas.
Mas lembre-se: "pode servir como", ou seja, fica a cargo do twitter-er selecionar cuidadosamente quais mentes criadoras de idéias irá seguir, que, a saber, não são poucas. Apenas para nomear algumas: @mauroamaral, @fseixas, @eigenmacx, @spiceee, [self-promotion mode: on] @luishpenha =) [/on] entre tantas outras.
Ficou interessado(a)? Quer participar deste pool de mentes criadoras de idéias? Ajude a democratiza ainda mais o twitter. Entra lá [twitter.com] e depois mande-nos um feedback. =)

NOTA: Se você é do tipo axim, EMO que aDoOra iSxcReVer eM mIgUXês, por favor, não entre. Não estamos sentido a sua falta. Obrigado.