sábado, 24 de novembro de 2007

Review: Janela Indiscreta (Rear Window)



O filme desta semana trata de um assunto muito próximo ao nosso dia a dia. Intrigas e cobiça pela vida alheia aliados a falta de uma ocupação diária. A busca incessante e viciosa por acontecimentos relevantes no cotidiano das outras pessoas.
Trata-se de um dos magníficos filmes de Alfred Hitchcock retratando nitidamente seu perfil genial para o suspense. Em Janela Indiscreta o fotógrafo profissional J.B. “Jeff” Jeffries (James Stewart) está debilitado em uma cadeira de rodas devido a uma perna quebrada, o que faz com que nasca nele uma obsessão pela observação dos dramas privados dos seus vizinhos ao redor do pátio onde vive. Quando suspeita que um vendedor possa ter assassinado a sua esposa, Jeffries pede ajuda a sua namorada e socialite Lisa Casol Fremont (Grace Kelly), para investigar os fatos suspeitos.
Janela Indiscreta foi um filme que marcou época, possui uma filmagem simples (normalmente retratando a visão do Jeffries), filmado quase em sua totalidade em um único cenário que representa o apartamento do fotógrafo, de onde ele consegue, através da janela, observar seus vizinhos. Como dito antes, o filme retrata alguns valores que nele foram postos a prova. Percebe-se que estes valores não precisam estar inseridos em um contexto atual, uma vez que este filme é de 1954, o que não tira sua importância e brilhantismo.